NOTA: 9
Entre 1980 e 1981, o diretor Lucio Fulci realizou a
sua Trilogia do Inferno, em parceria
com a atriz Catriona MacColl, que também se tornaram um marco em sua filmografia.
A CASA DO
CEMITÉRIO é o ultimo filme da trilogia, e sem duvida, um dos mais violentos
– senão o mais violento – de Fulci, tudo graças aos efeitos especiais, mas não
vou falar sobre isso agora.
Antes de falar sobre os efeitos, vou falar sobre o filme.
O longa é um dos mais estranhos do cineasta, com um clima de horror que
predomina a fita desde o começo, com a ambientação sinistra da casa em estilo
gótico rodeada por um cemitério.
Além disso, o filme é banhado de cenas carregadas no
gore característico do diretor, onde o sangue jorra com gosto.
O filme é um dos mais estranhos de Fulci porque é uma
mistura de vários gêneros, que vão desde casa mal-assombrada, passando pelo
gore e chegando a história de crianças fantasmas. Mas isso não impede o longa
de ser um dos melhores do diretor.
A trama até parece simples: família se muda para uma
casa no interior e passa a ser aterrorizada por uma criatura sinistra; mas,
conforme acabei de dizer, o roteiro mistura diferentes temas para chegar a tal,
graças ao roteirista Dardano Saccheti, que utilizou temas de sua infância e de
seu interesse para contar a história.
Conforme mencionado acima, o longa marca a terceira
parceria de Fulci com a atriz Catriona MacColl, e ela não faz feio. Mais uma
vez, a atriz interpreta uma personagem atormentada pelas forças das trevas, e
desta vez, faz o que pode para salvar a família. Ao lado dela, temos o ator
Paolo Malco, que também entrega uma ótima performance; no entanto, o problema
no elenco de personagens, é o filho do casal, um ator mirim bem ruim... O resto
do elenco também funciona bem, interpretando aqueles personagens estranhos,
comuns no cinema de horror italiano.
A ambientação é a melhor coisa do filme,
principalmente a casa em estilo gótico rodeada pelo velho cemitério. Desde que
aparece em cena pela primeira vez, a casa passa uma sensação de medo e
insegurança, principalmente nas cenas noturnas. O cemitério também contribui
para isso, porque fica escondido na floresta, cercado de galhos velhos.
Conforme mencionado acima, o filme é um dos violentos
de Fulci, graças aos efeitos especiais de gore, criados pelo mestre Giannetto
de Rossi. Como fez deste que entrou no gênero horror, Fulci não poupa o
espectador de cenas sangrentas, desde o começo do filme, em um assassinato
duplo. A partir daí, o sangue rola solto, em uma cena mais sangrenta que a
anterior, principalmente a cena do morcego, que colocou o longa na famigerada
lista dos “Video-Nasties” no Reino Unido. A cena do morcego é a mais exagerada
em termos de sangue, porque o mesmo corre em quantidades extremas, passando um
pouco do limite, até. Outra cena também carregada de gore é a cena do
assassinato da corretora de imóveis, que começa carregada de tensão e termina
em um banho de sangue.
Além dos efeitos de sangue, temos também os efeitos
por trás da criatura que vive no porão da casa, o Dr. Freudstein. A criatura
parece um zumbi saído direto do clássico absoluto de Fulci, ao mesmo tempo que
se parece também com alguém que sofreu um acidente. O monstro habita o porão da
casa da família, que também é uma das melhores ambientações, envolta na
escuridão, com cadáveres espalhados por todos os lados.
Além das cenas de gore, o filme também é cheio de
cenas tensas, graças à direção maestral de Fulci, com a câmera que percorre
todos os cômodos da casa, além do uso de lentes distorcidas e zooms e closes
nos olhos do elenco.
Antes de encerrar, vou deixar uma curiosidade. A
locação da casa gótica foi reaproveitada por Umberto Lenzi sete anos depois, no
seu Ghosthouse.
Foi lançado em DVD no Brasil pela Versátil Home
Vídeo, na coleção Obras-Primas do Terror
– Vol.4, em versão integral em dual áudio (Inglês ou Italiano).
Enfim, A Casa do Cemitério é um filme excelente. Uma história com clima de horror que predomina a narrativa desde o começo, misturado a uma direção inspirada e efeitos especiais carregados no gore. O diretor Fulci consegue criar tensão e horror na medida certa. Um dos melhores do Padrinho do Gore. Um dos filmes mais assustadores de todos os tempos.
Créditos: Versátil Home Vídeo |
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