quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

NOTA.












Faleceu hoje, aos 103 anos, o ator Kirk Douglas, pai do ator Michael Douglas. A notícia foi dada pelo ator.

Dono de uma carreira de quase 80 filmes, Kirk Douglas era um dos últimos membros da Era de Ouro de Hollywood. Nascido em Nova York, começou sua carreira no teatro, e na década de 40, esteve na Broadway. Na mesma época, alistou-se na Marinha.

No cinema, o ator teve sua primeira indicação ao Oscar em 1949, pelo filme O Invencível, um clássico do cinema noir, considerado uma de suas melhores atuações.

Nos anos seguintes, continuou a trabalhar em muitos filmes, até que, em 1960, estrelou o épico Spartacus, dirigido por Stanley Kubrick. Até o hoje, o ator era lembrado pelo papel. Anteriormente, havia trabalhado com Kubrick em Glória Feita de Sangue (1957).

Em 1956, interpretou o pintor Vincent van Gogh no excelente Sede de Viver, de Vincente Minelli, onde atuou ao lado de Anthony Quinn.

Seus outros filmes incluem Ninho de Cobras (1970), ao lado de Henry Fonda; A Montanha dos Sete Abutres (1951), de Billy Wilder; Estranha Fascinação (1948), com Burt Lancaster; A Cidade dos Desiludidos (1962), também de Vincente Minelli, com Edward G. Robinson; O Rio da Aventura (1952), de Howard Hawks; Assim Estava Escrito (1952), também de Vincente Minelli; Vinkings, os Conquistadores (1958), de Richard Fleischer; Ulysses (1954), de Mario Camerini e Mario Bava, entre outros.

Outro de seus grandes trabalhos foi em 20.000 Léguas Submarinas (1954), também de Richard Fleischer, produzido pelos estúdios Disney, onde interpretou o heroico arpoador Ned Land. O ator dividiu a tela com outros grandes nomes, como Paul Lukas, Peter Lorre, e James Mason, que interpretou o Capitão Nemo. O filme levou dois Oscars em 1955, por Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais.

Nos anos 70, tentou levar o livro Um Estranho no Ninho para o cinema, com a esperança de interpretar o papel principal. O ator esteve na adaptação da Broadway. Michael Douglas acabou produzindo a adaptação para o cinema, dirigida por Milos Forman, e estrelada por Jack Nicholson, lançada em 1975. O filme levou o Oscar de Melhor Filme em 1976, além de outros prêmios.  

Foi um grande amigo do ator Karl Malden (1912-2009), que esteve em Streets of San Francisco, com Michael Douglas.

Apesar de nunca ter levado um Oscar de Melhor Ator, acabou levando um Oscar Honorário em 1996, e um premio do AFI: Life Achievement Award em 1987. Recebeu também o premio Cecille B. DeMille, e três indicações em Emmy. Em 2009, prestigiou o filho Michael na premiação do AFI, onde mostrou todo o orgulho que sentia dele.

Uma de suas ultimas aparições publicas ocorreu na premiação do Oscar em 2011, quando anunciou o premio de Melhor Atriz Coadjuvante. A atriz Melissa Leo levou o premio por sua atuação em O Lutador. Foi o grande momento da controversa premiação de 2011. A cerimonia do Oscar de 1958, cantou a canção “It’s Great Not to be Nominated”, ao lado de Burt Lancaster, uma performance muito divertida.

Também foi Embaixador da Boa Vontade dos EUA desde 1960, e, ao lado de sua atual esposa, fundou a “Harry’s Heaven”, para tratamento do Alzheimer.

Uma lenda de Hollywood, Kirk Douglas sempre será lembrado como um dos maiores atores de todos os tempos.

Fica aqui a homenagem do Livros & Filmes de Horror à Kirk Douglas.





Agradecimentos: Uol Entretenimento. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LISA E O DIABO (1973). Dir.: Mario Bava.

  NOTA: 10 LISA E O DIABO é um filme belíssimo.   Uma história de horror, fantasia e mistério contada com a maestria do Maestro Mario Ba...