NOTA: 10
TERROR NAS TREVAS (1981) |
TERROR NAS TREVAS é o meu
filme favorito do diretor Lucio Fulci, o Padrinho do Gore. Lançado em 1981, é o
filme do meio da chamada Trilogia do Inferno, que começou no ano anterior com Pavor na Cidade dos Zumbis, e foi concluída
em A Casa do Cemitério, também de
1981.
Eu posso dizer que já vi esse filme varias vezes, e a cada vez que
assisto, ele fica ainda melhor. Escrito por Fulci em parceria com Dardano Sacchetti,
o filme apresenta uma trama simples, até, mas que serviu para o diretor mostrar
todo o seu talento como Padrinho do Gore, algo que já havia feito antes no Clássico
Zombie (1979) e em Pavor na Cidade dos Zumbis. E olha, Fulci
não nega fogo.
Desde que resolveu se aventurar no terror, Fulci mostrou-se um mestre
na arte de espalhar sangue e tripas, algo que ele fez com maestria em sua curta
carreira de filmes bem-sucedidos; sim, porque, como boa parte dos cineastas de
horror, ele parou de produzir grandes obras em algum ponto da carreira, e os
filmes que vieram depois não eram grandes coisas. Felizmente, esse não é o caso
de Terror nas Trevas, que consegue
ser, de fato, um filme assustador e até nojento, principalmente nas cenas de
gore.
O filme marca sua segunda parceira com a atriz Catriona MacColl, que também
foi a protagonista do filme anterior, e também do filme seguinte. Apesar de ser
considerada “canastrona”, aqui ela entrega uma boa atuação; sua Liza é a típica
mocinha inocente, que não sabe dos perigos que lhe rondam, e que tenta se
proteger das forças sobrenaturais. Em outros filmes, uma “heroína” assim seria
até dispensável, mas aqui, até que dá pra simpatizar com ela.
Em relação aos outros personagens, o seguinte: o Dr. John McCabe é o
típico medico de cinema de horror, cético quanto às forças sobrenaturais, sempre
disposto à encontrar uma explicação cientifica para o que está acontecendo. Novamente,
seria o caso de mais um personagem que chega a ser duvidoso, mas, seguindo o
exemplo da protagonista, dá pra sentir uma leve empatia por ele. E a garota
cega Emily, que se torna uma espécie de amiga de Liza, ao avisá-la sobre as
forças sobrenaturais que rondam o hotel. Posso dizer que ela é a melhor
personagem do filme, e também a mais memorável, com seu vestido azul, longos
cabelos loiros, rosto branco como papel e olhos vazados. Desde que surge no
filme, ela já impacta o espectador, com seu ar misterioso e até um pouco mórbido.
Mas, ao invés de ser uma personagem malvada, ela é um tipo de “fantasma camarada”,
uma vez que seu objetivo é simplesmente, alertar Liza dos perigos que ela está
correndo. Os demais personagens são bizarros, alguns até sinistros, dignos de
provocar medo em qualquer um.
Como fizera antes em seus filmes de terror anteriores, Fulci mostra-se
um mestre na arte de fotografar os cenários. As estableshing shots do hotel são incríveis, bem filmadas mesmo,
principalmente uma que acontece durante um pôr do sol. Talvez, em um filme de
terror qualquer, seriam até dispensadas, ou mal filmadas.
Sobre o hotel, ele é uma das construções mais arrepiantes já mostradas
no cinema de horror. Todo sujo, cheio de teias de aranha, poeira, musgo e
outras coisas, não é nada aconselhável para ninguém, nem para passar uma noite.
O porão, por exemplo, é inundado, com as paredes caindo aos pedaços, e a escada
cheia de teias de aranha. Em outra cena, uma banheira é cheia até a boca com
água imunda, e quando uma personagem decide tirar a tampa do ralo, há uma sensação
de sujeira, um nojo autentico, do tipo que sentimos quando vemos coisas assim. Mas
tudo isso é de certa forma, proposital, uma vez que o lugar passou anos
desocupado, apenas com o tempo para lhe fazer companhia.
Como é um filme de terror, o que não faltam são cenas assustadoras. E elas
existem aos montes. Impossível dizer qual a melhor, mas, posso destacar a minha
favorita, a cena das aranhas. Como quase todas as cenas do filme, ela acontece
do nada, em um momento aleatório, mas quando começa, é um espetáculo. Fulci enche
a tela com belíssimas tarântulas de joelho vermelho, e marrons, bem como
aranhas animatrônicas, que fazem um belo estrago. Elas sobem no rosto de um
personagem que foi derrubado no chão, e se banqueteiam, literalmente. Um espetáculo
do gore, e sem duvida, uma cena antológica.
Outra característica que Fulci mostra aqui é o seu “fetiche por olhos”,
presente desde Zombie. Mas, se no Clássico
de zumbis, o cineasta deu apenas uma palha do que é capaz, aqui ele mostra toda
sua força, em três cenas de provocar arrepios, uma delas, mencionada
acima. É sério, são momentos que, mesmo rápidos,
deixam o espectador arrepiado: olhos arrancados e perfurados, tudo muito bem
feito. E os closes nos olhos dos personagens também merecem destaque,
principalmente nos olhos vazios de Emily. Quando Fulci foca sua câmera nos
olhos dela, a sensação de medo não passa, causando até pequenos calafrios; e
sobre os closes nos olhos de Catriona MacColl, eles são lindos de se ver, seja
pelo enquadramento, seja porque os olhos da atriz são lindos mesmo.
Os efeitos de maquiagem ficaram a cargo do maestro Giannetto de Rossi,
que trabalhou com o diretor anteriormente em Zombie e posteriormente em A
Casa do Cemitério. Os efeitos criados por ele são sensacionais, muito bem
feitos mesmo, passando a sensação de realidade, seja na já mencionada cena das
aranhas, ou na cena do cachorro. A maquiagem dos zumbis também merece destaque.
Em momento nenhum, ela dá a impressão de ser falsa, do contrario, é até melhor
do que muita maquiagem de terror atual. Sem duvida, De Rossi possui lugar no
hall dos grandes mestres da maquiagem do cinema de terror, ao lado de Lon Chaney, Dick Smith, Rick Baker e Tom Savini.
Para os mais exigentes, talvez Terror
nas Trevas apresente falhas em sua concepção, principalmente no que diz
respeito à narrativa, mas, pessoalmente, eu não vejo assim. Por ser um filme de
terror sobrenatural, muita coisa pode ser vista nas entrelinhas, como por
exemplo, a cena em que McCabe visita a casa de Emily, e a encontra em ruinas, e
na cena seguinte, ela está em ordem: como é um homem que acredita na Ciência, as
forças sobrenaturais não se manifestaram para ele, apenas para Liza, que apesar
do seu ceticismo, mostrou-se crente das advertências de Emily. A mesma explicação
pode ser aplicada nas outras cenas, até mesmo as mais absurdas. Pelo menos,
essa é a minha interpretação.
O filme chegou a ser lançado em VHS no Brasil, pelo menos duas vezes,
sendo que uma delas adotou o título Terror
nas Trevas, a outra adotou outro titulo. Mesmo assim, por anos, permaneceu raro, até que foi lançado em DVD pela Versátil Home
Vídeo, em excelente versão restaurada, na excelente coleção Obras-Primas do Terror 2.
Enfim, Terror nas Trevas é um filme excelente. Um dos melhores do diretor Lucio Fulci. Um excelente filme de zumbis. Meu filme favorito do diretor Lucio Fulci.
Enfim, Terror nas Trevas é um filme excelente. Um dos melhores do diretor Lucio Fulci. Um excelente filme de zumbis. Meu filme favorito do diretor Lucio Fulci.
Altamente recomendado.
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