NOTA: 10
Carrie – A
Estranha, romance de estreia de Stephen King, é um livro fascinante,
assustador, chocante e atual. Já em seu primeiro livro, o autor mostrou sua
capacidade para contar histórias, e lançou um de seus maiores clássicos. O
sucesso do livro foi o suficiente para leva-lo para o cinema.
Lançado em 1976, dois anos após a publicação do
livro, CARRIE – A ESTRANHA
ainda hoje é a melhor adaptação da obra do autor, e o meu filme favorito do
diretor Brian de Palma. E motivos para
isso não faltam.
O filme é um dos maiores clássicos do Cinema e do
gênero Terror, e até hoje, é um dos filmes mais assustadores de todos os tempos.
Produto da Nova Hollywood, além de ser um clássico, é um filme que para mim,
possui uma grande importância, porque eu o vi pela primeira vez em uma época
especifica da minha vida. Mais sobre isso adiante.
Bem, seja como for, o fato é que o filme é excelente,
e fica melhor a cada revisão, e grande parte disso se deve ao diretor de Palma.
Até hoje, de Palma é considerado um dos maiores
cineastas de todos os tempos, e aqui ele dá uma prova disso. O diretor é muito
habilidoso com o que faz, e se mostra um excelente diretor de atores. Aliás,
esse é um dos grandes trunfos do filme.
De Palma soube escolher seu elenco com perfeição e é
possível enxergar os personagens nos rostos dos atores, e infelizmente, isso é
o tipo de coisa que faz muita falta hoje em dia.
Outra coisa que chama a atenção no filme é o clima de
nostalgia. Na essência, Carrie é uma
história de colégio; no entanto, devo confessar que nesse sentido, eu sinto
muito mais prazer assistindo o filme, porque as cenas no colégio são muito
nostálgicas para mim. Como eu disse, eu assisti esse filme numa época muito
especifica da minha vida, durante as férias de Julho; eu vi muito esse filme
antes de retornar para a escola, então, o clima de colégio estava muito
presente, e toda vez que eu assisto, essa sensação de nostalgia retorna e me
deixa muito feliz.
Outra coisa que torna esse filme – o livro também –
muito especial, é a própria protagonista. Carrie é uma excluída, vitima de
bullying dos colegas e professores da escola. Eu me identificava muito com ela,
principalmente com essa solidão e fragilidade que ela mostra na tela. De
verdade, era como se eu me visse na personagem toda vez que vejo o filme. É o
tipo de coisa que poucos filmes conseguem fazer comigo.
Além de tocar no tema do bullying, a historia também
possui momentos chocantes, principalmente envolvendo violência. No livro, isso
é muito forte, e o diretor de Palma soube passar isso para a tela. A começar
pelo inicio, no vestiário; a cena da menstruação é uma das mais fortes do
cinema, principalmente pela performance das atrizes. Sem exceção, todas dão um
show de atuação na cena, transmitindo exatamente aquilo que a cena pede. No
entanto, os momentos mais pesados ficam nas cenas entre Carrie e sua mãe. Todos
os méritos, novamente, vão para as atrizes. Ambas conseguem passar a loucura, a
tortura psicológica e o sofrimento descritos nas cenas e com isso, as mesmas
ficam muito perturbadoras.
Falando nisso, devo destacar o elenco. De Palma soube
escolher seu elenco com perfeição, e até hoje, sempre que assisto, eu consigo
visualizar os personagens nos atores, sem o menor esforço. No entanto, quem
rouba a atenção são Sissy Spacek e Piper Laurie, como Carrie e sua mãe,
respectivamente. Conforme mencionei acima, as atrizes dão um show de atuação, e
entregam atuações inspiradas, tanto que ambas receberam indicações ao Oscar®. O
restante do elenco também não decepciona, e o melhor, eles não parecem
forçados, caricatos ou inadequados.
No quesito técnico, o filme também não decepciona,
principalmente a câmera. A câmera de De Palma realiza grandes feitos,
principalmente quando se move pelo cenário, com destaque para o Baile de
Formatura, em especial a cena da dança e quando as cartelas dos votos são
recolhidas. Hoje em dia, talvez tais cenas seriam feitas de outro modo, mas na
época, foram necessárias gambiarras para alcançar o resultado que vemos. A
trilha sonora, composta pelo cantor italiano Pino Donaggio – colaborador
frequente do diretor – é belíssima, principalmente o tema de Carrie e na sequência
do incêndio no Baile. E devo destacar também a montagem. Para quem conhece o
estilo de De Palma, sabe que ele utiliza técnicas malucas para contar suas
historias, com direito a tela dividida e imagens juntas em distancias
diferentes no mesmo plano. O mais legal é que na pós-produção, tais cenas são combinadas
para criar o efeito, o funciona maravilhosamente. Toda a sequência da vingança
de Carrie no Baile foi filmada com tela dividida, e até hoje, eu me pergunto
como foi feita e principalmente, como cenas assim são escritas no roteiro. Aliás,
devo destacar o take em que o Baile começa a pegar fogo, com Carrie em pé
diante do palco contra a luz. É um take lindo!
Sendo um filme de terror, temos muitas cenas
assustadoras. Sem duvida, a mais assustadora é a sequência do incêndio do
Baile, porque é muito bem feita, com direito a takes chocantes de personagens
morrendo – devo destacar aqui a cena em que as portas da quadra se abrem para
Carrie sair, enquanto o lugar é tomado pelas chamas. A cena em que Carrie volta
para a casa também é assustadora, principalmente por causa da trilha sonora.
Outra coisa que devo dizer é que Carrie é uma história sobre o sangue. Desde o começo, o sangue está
presente na tela, mas o ápice é na sequência do Baile, quando a personagem é
banhada pelo sangue. Eu digo que é uma das cenas mais tensas e assustadoras do
cinema.
Antes de encerrar, devo dizer que o próprio Stephen
King ficou muito feliz com o resultado, principalmente com o final, que
conseguiu assustá-lo quando ele viu no cinema. Até hoje, ele diz que o filme
não envelheceu, e razão ele tem. Até hoje, o filme é um dos maiores clássicos
do Terror.
Enfim, Carrie
– A Estranha é um clássico do cinema. Um filme verdadeiramente assustador,
com atmosfera de nostalgia muito bem feita, e momentos de violência
chocante. Primeira adaptação de Stephen
King para o cinema. Um dos Filmes Mais Assustadores de Todos os Tempos.
Excelente.
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