NOTA: 9
Entre 1970 e 1971, o diretor Dario Argento lançou sua
Trilogia dos Animais, que se tornaram um marco no Giallo italiano.
Em 1971, mesmo ano em que lançou O Gato de Nove Caudas, Argento lançou QUATRO MOSCAS SOBRE VELUDO CINZA, ultimo filme da trilogia, e um
dos melhores de sua filmografia.
Como boa parte de sua filmografia, Quatro Moscas é um exemplar do Giallo,
aqui, sem apostar na marca registrada do gênero, o assassino de luvas pretas.
Ao invés disso, temos aqui uma outra variação do gênero, apostando em um
assassino diferente.
Mas antes de falar sobre isso, vou falar sobre a
técnica. Como sempre, na primeira fase de sua carreira, Argento se mostrou um
grande mestre na direção, com sua câmera criativa, com ângulos e movimentos
variados, que apostam até na estranheza.
O roteiro, escrito pelo cineasta a partir de um
argumento em parceria com Luigi Cozzi, também é o grande ponto, porque mais uma
vez aposta no suspense e mistério, principalmente em revelar a identidade do
assassino, além de apresentar personagens estranhos e uma lista grande de
suspeitos.
Além de focar no suspense, o roteiro basicamente se
foca em um único personagem, no caso, o musico Roberto Tobias, que é perseguido
por uma pessoa misteriosa, após matar acidentalmente um homem que o acompanhava
diariamente. Essa é a grande sacada do roteiro, porque, num primeiro momento,
pensamos que o estranho de chapéu é um fã obsessivo, que irá transformar a vida
do protagonista em um inferno, mas acontece essa virada na trama, e o
protagonista é perseguido por outra pessoa, com um motivo muito particular.
Mas não irei entrar em mais detalhes para não revelar
spoilers; só digo que a identidade do assassino me pegou de surpresa na
primeira vez que assisti ao filme; e, nas próximas revisões, é possível ver que
as dicas estavam lá, algo comum no gênero.
Como de costume no cinema italiano, principalmente
nos filmes de Argento, o roteiro aposta também em personagens estranhos e
misteriosos, como o escritor de histórias aleatórias, que está sempre contando
o enredo para os amigos; o bizarro carteiro, que faz entregas erradas; e
principalmente, a dupla que ajuda o protagonista – um homem conhecido como
Deus, e outro conhecido como o Professor. Os dois protagonizam os melhores
momentos do filme, principalmente o tal do Professor, que recita os versos da
Bíblia.
Mas o melhor do filme é o mistério, apresentado logo
no inicio, com a presença do homem misterioso. Depois da “morte” do homem,
somos apresentados a um jogo doentio, onde o assassino envia fotos do ocorrido
e pertences do morto ao protagonista, o que o obriga a pedir ajuda aos seus
amigos e a um detetive particular, um dos melhores personagens do filme. Conforme
mencionei acima, é difícil entender o motivo por trás dos atos do assassino, e
qual será o seu próximo passo; culminando numa sequencia de assassinatos, até
chegar a sua identidade.
Também conforme mencionado acima, Quatro Moscas aposta numa grande
técnica de direção de Argento. O cineasta faz uso de métodos criativos, como
movimentos rápidos, planos em POV, ângulos criativos e outros.
E claro, temos a trilha sonora do Maestro Ennio
Morricone, uma das melhores de sua carreira, e a melhor da trilogia.
Foi lançado em DVD no Brasil pela Versátil Home
Vídeo, na coleção A Arte de Dario
Argento, em versão restaurada com áudio em italiano.
Enfim, Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza é um filme excelente. Um longa de suspense e mistério, contado com a maestria do diretor Dario Argento, com sua direção inspirada e roteiro afiado, combinado com uma trilha sonora maravilhosa do Maestro Ennio Morricone. Um quebra-cabeça, cujas as peças precisam ser encaixadas cuidadosamente, até chegar a um final de cair o queixo. O filme que encerra a Trilogia dos Bichos.
Créditos: Versátil Home Vídeo. |
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