sábado, 27 de abril de 2019

Postagem Especial: SOBRE A COLEÇÃO “OBRAS-PRIMAS DO TERROR”, DA VERSÁTIL HOME VIDEO.




Meu primeiro contato com a coleção Obras-Primas do Terror, da Versátil Home Vídeo, deu-se em 2013, quando fui com meu irmão à Livraria Cultura em São Paulo. Estávamos dando uma olhada nos DVDs, quando reparamos na caixa do primeiro volume. Rapidamente, compramos, juntamente com o primeiro volume da série Zumbis no Cinema, também da Versátil.


No mesmo ano, quando retornamos à Livraria Cultura, comprei o segundo volume. A partir daí, comprar os itens da coleção é obrigatório. Sempre que um novo volume é anunciado, eu me preparo para comprar.

Atualmente, eu tenho 8 volumes da coleção – com exceção do Vol.5 – todos devidamente caprichados, com belas artes de cards dos filmes de brinde – menos o primeiro volume.

A coleção Obras-Primas do Terror é sem duvida, a minha favorita da Versátil. Com o capricho e dedicação de sempre, os filmes da coleção são lançados em versões restauradas, em seus respectivos idiomas originais. A coleção é lançada em digistack com três discos, com dois filmes cada. As artes internas também merecem destaque, com fotos dos pôsteres e capas dos respectivos filmes, tudo muito bem feito. Os cards lançados como brindes também são maravilhosos, com as melhores artes disponíveis. Não sei como os colecionadores fazem, mas eu gosto de deixar os cards na ordem em que os filmes são apresentados. O material é excelente, e no tamanho perfeito.


Como todas as coleções lançadas pela Versátil, alguns volumes são lançados com cortes temáticos, como por exemplo o Vol.2, que contou com filmes de horror italianos (com exceção de Martin, do saudoso George A. Romero); o Vol.5 contou com filmes do horror japonês, com destaque para o polemico Audição (1999); o ultimo volume lançado até agora – Vol.9 – contou com exemplares do horror europeu, em especial Os Olhos Sem Rosto (1960) e As Diabólicas (1959).


Como mencionado acima, a Versátil tem o maior cuidado ao lançar os filmes, sempre em versões restauradas, principalmente quando surgem versões estendidas, onde as cenas nem sempre foram restauradas, como é o caso de Internato Derradeiro (1969), lançado no Vol.6, mas isso não atrapalhou em nada quando vi o filme pela primeira vez; o mesmo vale para outros filmes de outras coleções. E também, quando trazem os filmes em seus respectivos idiomas, eu acho muito estranho quando vejo os mesmos filmes dublados em inglês, principalmente, como aconteceu com o maravilhoso O Ciclo do Pavor (1966), do Mestre Mario Bava, disponível no Vol.2. Recentemente, vi algumas cenas do filme em inglês, e não gostei nem um pouco. Também não achei interessante a versão lançada em Blu-ray. Na minha opinião, a restauração não faz jus ao filme.

As coleções da Versátil são sempre cheias de surpresas, e aqui, é a mais pura verdade. Sempre que um novo volume é lançado, eu me surpreendo com os filmes selecionados, uma vez que nunca tive acesso a eles anteriormente; porém, quando lançam um filme que já ouvi falar, minha surpresa aumenta, bem como a vontade de comprar o respectivo volume.

Atualmente, a coleção conta com 9 volumes, todas maravilhosas, muito bem feitas e caprichosas. Espero que novos volumes venham a ser lançados no futuro.

Enfim, a Coleção Obras-Primas do Terror é uma das melhores coleções da Versátil Home Vídeo. Uma coleção belíssima, com grandes exemplares do gênero. Possui lugar de destaque na minha estante.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

DAGON (H.P. Lovecraft).

  NOTA: 9.5 DAGON é um dos contos mais conhecidos de H.P. Lovecraft.   Escrito e publicado no início de carreira do autor, já apresenta ...