segunda-feira, 16 de maio de 2022

A HORA DO PESADELO 2 – A VINGANÇA DE FREDDY (1985). Dir.: Jack Sholder.

 

NOTA: 9



Vou ser sincero aqui. A HORA DO PESADELO 2 – A VINGANÇA DE FREDDY, lançado em 1985, é um dos meus favoritos da franquia, e um dos melhores, apesar das inúmeras polêmicas que o envolvem.

 

Eu tive meu primeiro contato com o filme na sessão de terror da TNT, há alguns anos, e logo de cara, eu morri de medo, principalmente porque a imagem era muito escura e o filme era muito violento, e então, eu acabei não gostando. Hoje, no entanto, a minha opinião é diferente, conforme mencionado no parágrafo acima.

 

O fato é que A Vingança de Freddy é um dos mais assustadores da franquia, principalmente por causa do vilão, que aqui está mais diabólico do que nunca – mais detalhes adiante.

 

Eu acho esse filme excelente, principalmente porque a franquia ainda estava no começo, então, os filmes eram bem-feitos – não que isso não continuasse no restante da franquia, mas aqui, ainda temos a melhor fase.

 

Aqui temos um caso em que direção e roteiro combinam para obter o resultado que vemos. A direção de Jack Sholder é competente, e o diretor capricha principalmente nas cenas de tensão e horror, mais ou menos como Wes Craven fez no filme anterior. Além disso, ele faz questão de nos lembrar que Freddy está sempre presente, destacando as cores vermelho e verde.

 

O elenco também é um destaque, principalmente o trio de protagonistas. O diretor Sholder fez um bom trabalho dirigindo os atores e conseguiu extrair grandes performances deles. O protagonista, interpretado por Mark Patton, é um dos melhores da franquia. É possível ver o quanto ele sofre nas garras do vilão e não pode contar com a ajuda de ninguém. O restante do elenco também convence.

 

No entanto, ninguém é melhor do que Robert Englund, interpretando o vilão pela segunda vez. Conforme mencionado acima, aqui temos o Freddy mais diabólico da franquia, e não é para menos. Aqui, o vilão está na sua forma mais perversa e sanguinária e ele não poupa ninguém. O assassino mostra as garras e causa um banho de sangue e terror psicológico, atormentando o protagonista de todas as formas. Difícil escolher qual a menor cena, mas na minha opinião, o melhor acontece na festa da piscina, onde o vilão faz a sua própria festa, massacrando os jovens com suas garras sem piedade.

 

O visual do vilão também merece destaque, tudo graças à maquiagem de Kevin Yagher, que o transforma em um ser deformado pelas queimaduras. Melhor que isso, só no primeiro filme.

 

No entanto, é impossível falar desse filme sem mencionar as diversas polêmicas que o envolvem. Não vou entrar em detalhes e nem dar a minha opinião para não criar mais polêmicas, mas eu não vejo problema nenhum; não me incomoda nem um pouco. Porém, isso não impediu o filme de ser massacrado após seu lançamento, o que acabou com a carreira do protagonista. Por outro lado, a questão homoerótica também ajudou o filme a ganhar fãs dentro da comunidade LGBT. Tais questões foram desmentidas e depois assumidas pelo roteirista anos depois.

 

Para melhor imersão nas questões, recomendo o documentário Scream Queen – My Nightmare on Elm Street, que conta a trajetória do filme e do protagonista.

 

Bom, polêmicas à parte, eu gosto muito desse filme e acho um dos melhores da franquia.

 

A Hora do Pesadelo 2 foi lançado em 1º/nov/1985 e tornou-se um sucesso de bilheteria. No Brasil, foi lançado nos cinemas em 23/jul/1987.

 

A franquia foi lançada em VHS, DVD e Blu-ray no Brasil ao longo dos anos, mas atualmente, está fora de catálogo.

 

Enfim, A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de Freddy é um dos melhores da franquia. Um filme verdadeiramente assustador, com cenas dignas de pesadelos, além de muito sangue e tensão. O vilão Freddy Krueger está em sua melhor forma aqui, mais diabólico do que nunca. Direção e roteiro afiados contribuem para deixar o filme ainda melhor. Um dos meus favoritos da franquia. Um filme excelente. 





Acesse também:

https://livrosfilmesdehorror.home.blog/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTA.

  Na última quinta-feira (9/mai), o lendário produtor e diretor Roger Corman nos deixou, mas a notícia foi divulgada apenas confirmada no úl...