sexta-feira, 15 de março de 2019

HERBERT WEST REANIMATOR (H.P. Lovecraft).


NOTA: 10


HERBERT WEST REANIMATOR
A leitura de HERBERT WEST REANIMATOR foi uma experiência surreal, no mínimo.

O texto de Lovecraft é fascinante. Um conto de horror e sangue, apavorante, com diversos momentos chocantes, de tensão e medo.

A historia de Herbert West é a melhor que eu já li até agora. O motivo da leitura foi principalmente uma homenagem a Lovecraft, que fez aniversario em agosto. Inicialmente, minha intenção era ler O Chamado de Cthulhu ou Dagon, que também são seus textos mais famosos. Porém, como eu ainda não havia lido Reanimator, acabei optando por ele. E vejo que não me arrependi. Desde a primeira linha, Lovecraft deixa claro que algo de muito sinistro aconteceu ao personagem-título, conforme narrado – em primeira pessoa – por seu colega de faculdade e profissão.

Basicamente, todos os seis capítulos do conto nos dizem que é o Dr. West, e qual seu objetivo – no caso, a reanimação de cadáveres frescos com o auxilio de um soro que ele mesmo desenvolveu. Talvez para os mais exigentes, essa repetição seja maçante, mas para mim não foi, uma vez que optei por ler um capítulo por dia – mais detalhes adiante.

Talvez a única coisa que eu sabia a respeito do texto é que seus capítulos são concluídos de forma chocante e violenta, fato esse que comprovei durante a leitura. Porem, o que mais me chocou não foi a violência, e sim, a forma com que Lovecraft se refere a uma das “cobaias” de Herbert West. Talvez não seja surpresa para ninguém que o autor era racista, antissemita e xenofóbico, e aqui ele faz uso de suas opiniões da forma mais sincera e, honestamente, assustadora possível. Em relação a isso, o autor já foi alvo de algumas polemicas, mas, temos que levar em consideração que ele era produto de outra época...

Em relação à leitura, conforme mencionei acima, optei por ler um capitulo por dia. Não sei como aqueles que já leram essa historia o fizeram, mas, devo dizer que esse método foi o melhor para mim, porque assim, eu descobriria o que West fez no dia seguinte, o que aumentou ainda mais o suspense, na minha opinião.

E sobre o final, não vou entregar spoilers, mas, digo o seguinte: Lovecraft guardou o melhor para o final, sem duvida, e deu ao conto uma conclusão de cair o queijo e talvez, embrulhar o estomago.

Em 1985, o conto ganhou uma excelente adaptação para o cinema, Re-Animator: A Hora dos Mortos-Vivos, dirigida por Stuart Gordon e estrelada por Jeffrey Combs no papel de Herbert West. Não há duvidas de que o ator ficou perfeito no papel, mas, lendo o conto original, fica mais fácil de entender o porquê.

Enfim, ler Herbert West Reanimator foi uma experiência surreal, no mínimo. É um conto fascinante, uma visceral história de horror e um Clássico de H.P. Lovecraft, o homem que definiu o terror moderno.

Maravilhoso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA – O RETORNO (1995). Dir.: Kim Henkel.

  NOTA: 1 Lembram-se do que eu disse no começo da resenha de A Hora do Pesadelo 6 , sobre filmes ruins? Para quem não se lembra, eu disse qu...